Programa aflora talentos escondidos de seu público interno

Estudo: Como anda o censo critico de seus colaboradores?
14 de maio de 2013
Complementando artigo sobre o programa que aflorou o talento de seu público interno
8 de outubro de 2013

O texto refere-se a Bam Nuttall, uma empresa inglesa de engenharia civil, presente no mercado desde 1902.

Um programa modelo no engajamento de funcionários

Quando a Bam Nuttall fala sobre engajar funcionários para que se tornem mais sustentáveis, ela vai fundo no desafio. Seu programa de treinamento Beyond Zero foi entregue aos colaboradores pelos seus pares – e a abordagem deu tão certo que está inspirando novas formas de engajamento de colaboradores em todas as esferas do negócio.
Inicialmente lançado para melhorar a saúde e a segurança, o Beyond Zero cresceu para se tornar o plano de sustentabilidade da BAM Nuttall.
Ao invés de seguir o caminho convencional de separar treinamento de segurança, saúde, meio ambiente e iniciativas de engajamento de colaboradores, a empresa decidiu integrar tudo. O resultado foi o maior e mais inovador programa que já tiveram.
Saindo dos métodos tradicionais, a Bam Nuttall inovou ao implementar um treinamento de baixo para cima, com funcionários na linha de frente como por exemplo operadores, envolvidos em treinar seus pares.
A liderança do programa foi muito inovadora. Ao invés de ser entregue pelo RH, a iniciativa foi guiada por duas pessoas que se reportavam diretamente aos diretores.

Líderes em todos os níveis
A empresa começou convidando funcionários para um workshop de compromisso com o programa. O objetivo era criar líderes em todos os níveis, cada qual tendo um profundo entendimento do que seria preciso para desenvolver a competência e poder fazer parte da iniciativa.
Estes workshops tomaram 3 dias de treinamento, funcionários foram ensinados a como passar adiante o que haviam previamente aprendido. 569 pessoas participaram do workshop e 166 tornarem-se treinadores. Mais de 5000 funcionários participaram de workshops conduzidos por seus pares. O resultado foi surpreendente, os workshops revelaram uma riqueza de talentos que estava adormecida, e ficaram tão populares que a Bam Nuttall deciciu continuá-los. Desde seu lançamento o turnover da empresa caiu substancialmente.
Atualmente 84% de seus resíduos não são mais destinados à aterros, 24% a mais do que em 2010, e a empresa tem gerado 41% menos resíduos de construção desde 2009.
A eficiência energética em suas instalações teve uma melhora significativa e os relatórios mostram um aumento na conscientização de funcionários quanto às questões ambientais e de segurança.

Mudança cultural
Agora todos os demais treinamentos são desenhados para dar suporte ao Beyond Zero.
A empresa investiu 1.3 milhões de libras e 50,017 hora-homem no programa. Obteve 48% de redução em custos externos e 21% de melhora da hora de trabalho.
Bam Nuttall acredita que é a primeira a introduzir um treinamento neste formato. O programa teve tamanho sucesso que os clientes se interessaram por informações e parceiros adotaram o programa.

Este case foi extraído do Guardian Sustainable Business
Para ler notícia original, na íntegra, clique aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *