Redes Sociais corporativas são a solução, mas para qual problema?

Como empresas trabalham Online? – McKinsey Quarterly
28 de julho de 2012
Mapa da Comunicação Brasileira
28 de julho de 2012
Publicado em 22 de novembro de 2011

A Internet aumenta a velocidade da informação e diminui o espaço que separa as pessoas, mas paradoxalmente, distancia relações pessoais. As redes socias são meios interessantes de compartilhamento, seja de assuntos pessoais, idéias, etc. Porém não estabelecem uma relação tão próxima quanto uma conversa no coffee-break.
A presença das redes sociais definitivamente mudou o cenário da comunicação interna, no entanto, o seu uso exclusivo pode corroborar para um distanciamento físico e relações mais rígidas. Os bate papos nos corredores, happy-hours e a hora do café, são informalmente canais relevantes na hora de se comunicar e interagir.
Uma boa estratégia de CI percebe onde a conversa acontece naturalmente, lugares nos quais as pessoas podem esquecer a seriedade do trabalho como interessantes aliados para uma ação de resultado. Esta atmosfera de descontração, no entanto, não se replica ao mundo on-line, ambiente que ainda gera cautela com os códigos e regras de uso. Sua aplicação acaba se restringindo ao trabalho, com relações formalizadas e pouco espaço para que as relações interpessoais caminhem naturalmente.

É claro que a rede social na Internet é uma ótima ferramenta de comunicação, mas não deve ser a única! Cada uma das ações devem ser pensadas dentro de objetivos globais, levando em conta seus prós e contras dentro do plano de comunicação interna.

Mais sobre a digitalização da comunicação nesse video do Mauro Segura, Diretor de Comunicação e Marketing da IBM para a Elemídia.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *