Dan Pink – A Ciência da motivação

A nova geração e seu engajamento no trabalho
28 de julho de 2012
O Vai e Vem no Vale do Silício
28 de julho de 2012

TED Talk – Dan Pink e a Ciencia da Motivação

A motivação dos funcionários está diretamente relacionada com a maneira que as empresas levam em conta as particularidades de cada um e, mais importante, de cada função.
Recompensas simples para tarefas mecânicas e óbvias ainda são extremamente eficientes, mas ao pensar em tarefas mais complexas, esses incentivos podem até prejudicar a produção.
Pressão, prazos, limites, acabam por limitar demais a visão de pessoas que poderiam estar pensando em soluções criativas para sua empresa. Quando as empresas estão focadas em solucionar problemas é preciso incentivar o pensamento criativo, livre e não-óbvio.
Dan nos mostra que a gerência de negócios está cada vez mais complexa. Ele propõe uma nova abordagem na maneira de motivar os funcionários, calcada em 3 aspectos:

  • Autonomia: poder fazer algo sozinho que se controle os passos
  • Domínio: ser cada vez melhor naquilo que se faz
  • Propósito: fazer algo que seja significativo, que tenha uma importância

Basicamente, o que Dan nos mostra é que não basta acreditar que motivadores externos, palestras, bonus financeiros e métodos fixos são o futuro de uma boa gerência de pessoal, é preciso uma mudança de ideologia de motivação, e dar força para os fatores intrínsecos de cada um.

Video: TED Talk –  ciencia da motivação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *